CORONAVÍRUS: Como se organizar para trabalhar em casa



O trabalho remoto, ou seja, trabalhar em casa tem se tornado cada vez mais popular pelas empresas do mundo todo. Porém, em tempo de coronavírus ele tem se transformado em obrigação na maioria dos casos, por isso, se este passou a ser o seu novo cenário e a dificuldade para se organizar aumentou, vou tentar te ajudar a encontrar a luz no fim do túnel, ou melhor, a luz (organização) para a quarentena.


Preparando o terreno:


* Defina seu espaço e horários


Escolha cômodos da sua casa que sejam aptos para exercer a sua atividade e invista em bons mobiliários, especialmente os que dizem respeito à ergonomia, como a cadeira. A qual costuma ter um grande valor agregado, mas vale o investimento para que você possa trabalhar confortavelmente e evite problemas de saúde. Além disso, procure não deixar bagunça no seu local de trabalho, um ambiente limpo e organizado vai colaborar para que você consiga focar em suas tarefas. Ambiente pronto, agora precisamos definir horários. Independente de qual seja o período em que você funcione melhor, é preciso organizar e cumprir:


- Que horas começar a trabalhar;

- Que horas almoço;

- Que horas fazer um break;

- Horário de terminar o trabalho.



Nosso tempo é precioso, por isso, seja criterioso com ele. Afinal, é dinheiro e qualidade de vida. Claro que trabalhar em casa oferece o benefício de ter horários flexíveis, mas é importante que você, pelo menos, defina uma jornada mínima diária e a cumpra todos os dias, sem exceção. Isso evita dois cenários igualmente ruins. Ou você acaba postergando as tarefas e não consegue trabalhar ou trabalha demais, deixando de dedicar tempo à família e não conseguindo descansar o suficiente para manter uma boa produtividade.


* O pijama não é seu amigo


A primeira imagem quando pensamos em home office é poder trabalhar de pijama, e é bem provável que você curta esse benefício alguns dias. Porém, ao se vestir para trabalhar, é possível sentir a produtividade impulsionar, ou seja, trocar de roupa faz nosso cérebro mudar automaticamente para a seção “trabalho”, e paramos de alimentar aquela sensação preguiçosa do pijama. E o ritual de se vestir ajuda a dividir a vida pessoal da profissional em casa, e faz o cérebro se habituar melhor ao momento de trabalhar e descansar dentro do lar, sem confundir os dois e prejudicar a rotina.



* Confira o seu antivírus


Garantir que a sua segurança e a da sua empresa estão em dia é primordial para trabalhar remoto. Por isso, é muito útil checar o seu antivírus e todos os processos de segurança da informação para os acessos ao sistema da empresa. Se possível, como recomendado por Allan Gavioli da InfoMoney, utilize uma conexão VPN e troque a chave de acesso do Wi-Fi com frequência para uma senha única e forte. Aliás, para que você não tenha problemas, invista em equipamentos de qualidade, um bom notebook ou desktop, uma boa impressora, se for preciso, e um plano de internet capaz de suprir todas as suas necessidades.



Para ser mais produtivo, disciplina é fundamental!


* Pausas


Pausas são imprescindíveis. Trabalhar em casa não significa que tem de se fechar no seu escritório o dia todo, após cada hora de trabalho, convém fazer uma pausa de alguns minutos, porque é necessário para o seu cérebro processar e refletir sobre o que acabou de fazer, para depois voltar a tarefa com outros olhos, outra perspectiva. E assim, melhorar bastante a qualidade do seu trabalho.


* Não deixe sua casa ser sua inimiga


Converse com seus familiares sobre os períodos em que você não deseja ser interrompido e faça eles entenderem que isso é para o bem deles e que quanto menos interrupções, mais cedo você finaliza e assim, vocês poderão ficar juntos. Além disso, não dê muita importância a todos os afazeres domésticos que você ver pelo caminho quando for à cozinha buscar um copo de água, aliás leve uma garrafinha com você, vai ajudar a te manter hidratado e focado.



* Use Apps para facilitar a comunicação


Aplicativos de mensagens, tanto pessoal (Skype, Messenger e Whatsapp) como empresarial (Slack e Google Hangouts) e do Cloud Computing (Dropbox e Gsuite) transformaram o modo como as pessoas se comunicam, compartilham informações e executam seu trabalho. Eles ajudam muito, mas para garantir maior produtividade estabeleça um horário fixo para se dedicar aos mesmos – pode ser uma hora no final do dia ou meia-hora de manhã para pôr a conversa em dia – e ligue-os apenas nesses momentos. Não esqueça de avisar seus colegas os momentos do dia em que você estará disponível.


Recarregue as energias


* Não se torne um workaholic


Cumpriu o seu horário e realizou suas listas de afazeres? Então, é hora de desligar o computador e dar atenção à sua vida pessoal, se dedicar a si e à sua família. Trabalhar muitas horas ao dia não vai te tornar mais produtivo, apenas mais cansado. O que aliás, pode te deixar improdutivo no próximo dia. Mas, se uma boa ideia surgir quando você já finalizou o expediente, tudo bem, anote para não esquecer e guarde a ansiedade, porque amanhã você já pode trabalhar nela. O essencial é não deixar que a esfera profissional comande a sua vida por completo porque a vida não é só trabalho.


* Pense no lado bom


Eu imagino que para você essa situação possa não ser confortável e por isso você só veja o lado negativo da experiência, mas calma na maioria dos casos essa situação é temporária. E se ainda estávamos nos recuperando de uma crise, agora com o Coronavírus a situações só vai se agravar e por isso temos a obrigação de agradecer pelo simples fato de termos o privilégio de ter um trabalho e mais ainda se a sua empresa se preocupa com a sua saúde e com a comunidade para autorizar que você fique em casa. Este reconhecimento é motivação suficiente para ajudá-lo a fazer mais e melhor. E sempre que se sentir cansado ou estressado, lembre-se que você poderia estar no trânsito.

___________

Se você tiver alguma curiosidade ou dúvida ficarei feliz em responder! Pode deixar aqui mesmo ou enviar para arq.larissacampos@gmail.com. Para conferir outros conteúdos diariamente, siga o instagram @arq.larissacampos. Ah! Por favor, não esqueça de comentar se o texto ajudou você. Se quiser, fique a vontade para sugerir temas para os seguintes! Até a próxima =)

___________

Para mais dicas, eu recomendo:

https://www.infomoney.com.br/mercados/covid-19-tambem-e-risco-para-empresas-em-home-office-mas-o-virus-e-outro/

https://www.hostinger.com.br/tutoriais/guia-de-trabalho-home-office-vagas/

https://vidaorganizada.com/2020/03/16/corona-virus-home-office-para-quem-pode-como-lidar-com-a-ansiedade-etc/

https://estadozen.com/artigos/trabalha-casa-30-dicas-para-se-manter-produtivo-mentalmente-sao

0 comments
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Pinterest

@2016 - 2020 por Larissa Campos